A interligação das temáticas Educação, Gênero e afrodescendência tratadas neste livro é resultado de um movimento acadêmico - político - intelectual no qual são repensadas as experiências educacionais e as condições de vida de pessoas afrodescendentes, a partir de uma perspectiva feminista. O conjunto dos seis textos que compõem a obra trata-se de pesquisas acadêmicas na pós-graduação, e traz o recorte sobre as experiências e dinâmicas das lutas sociais de mulheres afrodescendentes brasileiras e piauienses orientadas pelo pertencimento étnico-racial e pelo desejo de transformação social. Os estudos sobre a diversidade constitutiva das participantes estão dinamizados a partir da problematização de suas dimensões, que se referem à imbricação das dominações sexistas, racistas, de orientação sexual, religiosa e de pertencimento étnico como os relacionados às territorialidades do quilombismo. Os temas tratam de processos históricos de inferiorização social, com destaque para o que nas estratégias de luta são chamados de racismo, machismo, lesbofobia, entre outros. Esses temas e o seu enfrentamento é dado pela educação, o que certamente dá unidade à obra, associado à questão de gênero. A explicitação da dinâmica de enfrentamento indica as importantes lutas e os embates sociais vividos por mulheres afrodescendentes brasileiras em diferentes contextos, e que a transversalidade das diversas experiências educacionais dessas mulheres tem garantido uma ação integrada e sustentável entre as instâncias governamentais e, consequentemente, o aumento da eficácia das políticas públicas, assegurando a redução das assimetrias de gênero, étnica e racial.