Esta obra é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve como campo empírico a aplicação da política educacional ‘Gênero e Diversidade na Escola’, denominada GDE, edições de 2013/2014 (SECADI/MEC). Trata-se de uma política pública destinada à formação docente com vistas à promoção do ideário de reconhecimento à diversidade com interfaces as questões de gênero, das relações étnico-raciais, de orientação sexual no processo escolar. A preocupação da autora foi verificar em que medida a escola de educação básica, como lócus privilegiado de formação do/da cidadão/cidadã, viabiliza mecanismos valorativos em respeito à diversidade, notadamente os elementos que configuram enfrentamento ao preconceito e às formas diversas de discriminação, como exercício do direito e garantia de cidadania aos sujeitos partícipes. Ganha destaque neste estudo a visão de seus/suas interlocutores/as - gestores públicos, coordenadores/as, docentes, professores/as da rede oficial de ensino do Distrito Federal, participantes do curso, sobre a atuação dessa política em seu contexto. Como um trabalho reflexivo, crítico e propositivo, digno de um educador e de um acadêmico altamente compromissado com seu desempenho profissional e com a sociedade, o estudo traz valiosa contribuição para educadores/as, estudantes, para demais sujeitos interessados que vislumbram uma perspectiva de educação inclusiva, não sexista, não homofóbica, não racista.