a história da educação inclusiva apresenta grandes mudanças e transformações no decorrer da histórica desta nação. desde o século xix essa proposta, conjuntamente com suas legislações, diretrizes etc, vem sendo organizada, adaptada e aplicada à educação brasileira. no entanto, alguns acontecimentos, sobretudo a partir de 2011, trouxeram suspeitas em relação a um possível sujeito oprimido nesse processo. no início do ano supramencionado o ministério da educação – mec exigiu o fechamento das escolas bilíngues para surdos alegando segregação social dos mesmos. a partir daí, lutas, protestos e manifestações políticas aconteceram e se intensificaram por várias regiões do brasil durante todo o decorrer deste ano acirrando o confronto entre uma política educacional linguística – bilinguismo: pela qual a libras é a língua materna e língua portuguesa, segunda língua – e uma política educacional inclusiva – pela qual os surdos, não aceitos como sujeitos de uma individualidade cultural, devem estudar em escolas e classes regulares. todo esse empate emana uma inquietação epistemológica e a necessidade de uma investigação. portanto, o objetivo dessa pesquisa foi desvelar na prática como vêm acontecendo essa “educação inclusiva” devido o teor de importância do tema e necessidade de maior aprofundamento teórico, também se propôs: a) apresentar a trajetória histórica, os momentos-chave em prol da educação do surdo b) traçar os avanços legais e políticos da inclusão com foco nos alunos com surdez c) analisar a educação inclusiva na prática com alunos surdos d) verificar o que demais pesquisas/ literaturas tem a contribuir com esse tema. acredita-se que esta pesquisa contribui para o debate e reflexão sobre a real inclusão social dos surdos pois como defende boaventura de souza santos, é preciso lutar pela igualdade sempre que a diferença nos inferioriza, mas é preciso lutar pela diferença, sempre que a igualdade nos descaracteriza. é com muito carinho ao povo surdo e a sua lu