Com o intuito de automatizar atividades e aumentar a produtividade, as empresas vêm empregando cada vez mais sistemas de TI no suporte ao negócio, tais como ERP, para controlar sua operação; CRM, para gerenciar informações sobre o relacionamento com seus clientes; e SCM, para gerenciar interações com parceiros, fornecedores e consumidores. Para atender essa infraestrutura, em que cada sistema possui um conjunto de dados e informações próprio, vem se desenvolvendo e sendo aceito o conceito de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), um paradigma para organizar e utilizar competências distribuídas entre vários domínios. Neste livro, os autores apresentam a SOA como um modo de estruturar as aplicações de software em elementos chamados serviços, seguindo um conjunto de princípios alinhados aos requisitos de negócio. Com abordagem didática, diversos exemplos e ilustrações, este livro é destinado a estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação, Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação, bem como a gerentes de TI, arquitetos e desenvolvedores de software.