Esta obra aborda o currículo escolar a partir de sua gênese histórico-epistemológica, a polissemia de sua conceituação e de sua caracterização histórica. Apresentamos as teorias e paradigmas curriculares que historicamente vem demarcando o campo no Brasil e no mundo. Caracterizamos também o contexto das políticas públicas de currículo no Brasil e suas influências a partir do contexto internacional. No contexto da prática do currículo apresentamos algumas políticas brasileiras e também alguns modelos de organização dos currículos escolares, partindo dos clássicos, incluindo proposições da atualidade. Nesta linha, essencialmente didático-pedagógica, apresentamos aspectos relacionados ao processo de desenvolvimento de propostas curriculares. Por fim, indicamos algumas reflexões sobre o papel dos professores no que se refere ao currículo escolar, tomando este protagonista como sujeito decisivo no âmbito do currículo em ação. Pela obra, as autoras, num enfoque bastante didático, tiveram como objetivo fazer este itinerário de modo que pudessem subsidiar tanto a formação acadêmica e científica, nos diferente espaços das universidades brasileiras, quanto orientar os profissionais da educação em suas práticas escolares.