MARKETING E FUTEBOL, dois temas para os quais o Brasileiro insiste em se considerar especialista. PAIXÃO, uma faceta que latinos, de uma maneira geral, têm como característica que os distingue. O livro Paixão S.A.: como anda o marketing do seu clube do coração? ousa tratar destas nossas 3 especialidades com uma abordagem analítica e corajosa. Vai encontrar defensores apaixonados e opositores ferrenhos. Natural, somos todos técnicos de futebol, marqueteiros e apaixonados. Temos nossas teses incontestáveis para qualquer um dos 3 assuntos. Eu mesmo tenho as minhas. Mas sempre me rendo quando encontro verdadeiros especialistas. E o autor é um especialista com coragem e também a ousadia para discutir com competência nossas fórmulas reconhecidamente tradicionais e desgastadas, ocultadas por trás do talento do jogador brasileiro e pela história da conquista ímpar de 5 campeonatos mundiais. O simples fato de propor uma estrutura, de designar posicionamento, públicos e avaliar a relação da marca (clube) com seu torcedor, impõe uma reflexão positiva que pode ajudar o desenvolvimento e a organização do futebol nacional. Como o próprio livro aponta, o que a cultura popular imagina que seja o marketing, não é o marketing. Muitas vezes marketing da maneira como se imagina que é vira adjetivo pejorativo. Exatamente porque ele não é o que se imagina que é. Não é o simples exercício da criatividade. Não é transformar um mau produto num desejo de consumo. A extensão completa e profissional do marketing exige estudo, especialização e método. Provavelmente, durante muitos anos, as estruturas imperfeitas dos clubes se associaram ao marketing que se imagina e não ao marketing que deveria ser. E aí, como diz o dito popular, juntou-se o inútil ao desagradável.