Combinar formação e qualificação profissional para um mundo do trabalho em constante mudança com a qualidade acadêmica e articular as experiências profissionais e as expectativas imediatas dos alunos com as práticas pedagógicas constituem desafios complexos. Tal complexidade advém da necessidade de elaboração de uma concepção pedagógica que, a partir da experiência de cada docente, dê significado aos saberes e às práticas compartilhadas com os alunos, inclusive redefinindo expectativas e demandas consoantes aos desafios da sociedade em constante transformação. O texto, resultado da dissertação do Mestrado em Educação da autora, analisa a concepção de gestores e professores do Curso de Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc em relação à temática da inovação pedagógica na docência universitária. Mais especificamente, desejou-se levantar algumas questões que dizem respeito às práticas pedagógicas e aos desafios do ensino universitário na contemporaneidade. Trata-se de estudo qualitativo do tipo exploratório. Para além da revisão teórica, buscou-se dialogar com 50 professores e cinco coordenadores do colegiado do Curso, que é objeto do estudo. Observou-se que a maioria dos professores não concebe inovação pedagógica como sendo o uso puro e simples das novas tecnologias, mas como centro de socialização de conhecimentos relevantes, visando uma formação compreensiva e integral. Nessa direção, faz-se necessário lançar um olhar sobre a docência no ensino superior em uma perspectiva de ressignificação de seu papel acadêmico e social, a fim de compreender suas diferentes faces, para poder superar os desafios e buscar a complementação, a sustentação e o equilíbrio entre elas.