O desencadear de distintas formas de avaliação institucional representa movimentos conformadores da profissionalidade docente. A idéia do professor desejado está sempre configurada com base em um projeto de sociedade e de educação. A comunidade docente, submetida aos processos de avaliação oficiais, redimensiona, por força das circunstâncias, o sentido da sua profissionalidade. Perguntamos, então: O que é ser professor de sucesso para este parâmetro avaliativo? Que conhecimentos, habilidades, valores, compromissos se requer deste professor? Qual a sua principal tarefa para ser bem avaliado? Essas questões têm acompanhado a ação docente ao longo do tempo e provocado estudos e pesquisas. Toda a proposta de formação pressupõe um valor, uma concepção de educação e de sociedade. Tanto as políticas educacionais propositivas como as avaliativas pressupõem um projeto conceitual. Esse livro, destinado a pesquisadores, professores e estudantes, procura questionar o impacto dos formatos da avaliação externa na configuração da docência e chama a atenção para a importância dessa dimensão na formação de professores.