A presente obra representa o resultado da produção científica elaborada na disciplina Metodologia do Ensino Superior no âmbito do programa de Mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória-FDV. Os estudos propostos dão continuidade à obra intitulada Ensino Jurídico e Pedagogia: em busca de novos saberes, em que o esforço foi também no sentido de um diálogo entre o ensino jurídico e a pedagogia e da contribuição desta aproximação para aqueles que se dedicam à docência em tal área. A busca por uma formação continuada deve ser constante pelos professores de direito, seja em cursos de pós-graduação, em cursos de curta duração e, principalmente, na formação em serviço. É na troca de experiências que poderemos confrontar nossa prática com o arcabouço teórico que nos é fornecido pela pedagogia e com isso potencializar melhorias no nosso fazer em sala de aula. A necessidade de constante aprimoramento de nossos conhecimentos na área jurídica tem que estar atrelada à formação pedagógica, sob pena de desenvolvermos um trabalho docente marcado por uma pseudo-neutralidade que, em nada, contribui para a formação de pessoas comprometidas ética e socialmente com a profissão que irão desempenhar. Os artigos que compõem esta obra trazem um referencial teórico rico e com grande problematização em torno das ideias desenvolvidas. A leitura que se propõe irá contribuir para que criemos uma cultura de diálogo constante entre os conteúdos desenvolvidos nos cursos de direito e a criação de subjetividades como educadores, que nos levem a um compromisso constante com a melhorias em nossa ação docente. É na formação de professores e conscientização acerca de nossa profissionalidade que poderemos ter condições de romper com a "educação bancária" ainda tão presente nas faculdades de direito.