O objetivo deste livro é instrumentalizar o educador com conhecimentos básicos e indispensáveis a uma prática educativa mais efetiva. No capítulo I fez-se um breve percurso na história da criança na escola, considerou-se alguns conceitos de Dificuldades de Aprendizagem (DA) tratando-a não como uma condição humana ou uma síndrome simples, nem decorrente apenas de uma única etiologia, mas como um conjunto de condições, de problemas heterogêneos, de uma diversidade de sintomas, e de atributos que obviamente subtendem diversificadas e diferenciadas respostas clínico-educativas O capítulo II buscou-se refletir a luz de conceitos psicanalíticos como é dinâmico e complexo os processos do desenvolvimento da aprendizagem humana desde o seu nascimento; comportamento de Apego; a importância das Relações Primordiais; a Transferência; o período de Latência, a Sublimação e a instalação da Pulsão do Saber e do Investigar. Logo, de posse desses conhecimentos o educador atuará a serviço da emergência do sujeito da aprendizagem, colocando os objetos do mundo a serviço de um aluno-sujeito que estaria sendo convidado, a todo o momento, a colocar-se frente a este mundo, fazendo suas escolhas naquilo que lhe diz respeito e no que está implicado. O capítulo III aprofunda o conceito psicanalítico de Transferência refletindo-o como fenômeno espontâneo e inevitável em todas as relações subjetivas, logo, também, na relação educativa em sala de aula. A instalação do campo transferencial aparece, como fator importante para que a relação educativa se constitua e o processo de construção e produção do conhecimento se es eleça efetivamente. Introdução à Psicopedagogia começou a ser gerado a partir da angústia de uma professora que procurava respostas para as questões surgidas nos Conselhos de Classe, o qual participava. Nessas reuniões, o corpo docente concentrava seus esforços para uma análise apurada de seus alunos com o objetivo de promovê los. As queixas eram sempre as mesmas- dificuldade em trabalhar bem em grupo; descaso, descumprimento de tarefas; falta de compromisso; dificuldade em es elecer relações entre passado e futuro; dificuldade em ouvir o professor e os colegas; postura inadequada; falta de domínio nas operações matemáticas; dificuldade de expressão na organização de ideias; conversa fora de contexto e falta de compreensão do enunciado.