No primeiro banco, um caboclinho esbranquiçado estava descalço e vestia uma camisa em trapos. - Idalício, você apareceu? A classe agora fixava o nacional que tinha a boca prognata imóvel. - Por que você falta tanto assim? - Judando vô fazê farinha. - Por que não faz de tarde? A aula é de manhã. Você podia vir... O caboclinho desceu a cabeça. Disse baixinho: - Não tinha carça... - Vá para a pedra e escreva. O corpo estreito levantou-se sobre os pés sujos, duros de bichos. Oswald de Andrade, Marco zero Os contos e romances da literatura brasileira trazem dados que contribuem para a compreensão da educação escolarizada no período inicial da industrialização no Brasil. De forma geral, tratam da vida das crianças das famílias de imigrantes e de migrantes. O caráter contraditório da expansão do ensino, a discriminação, a escola como instrumento de ascensão social, a relação entre escola e trabalho e o caráter ideológico dos conteúdos escolares são os elementos que se destacam.