O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante no Direito Educacional. A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação. Na parte que aborda a dupla excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (contribuições da neurociência). O livro faz um paralelo entre a superdotação e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.