O livro que o leitor tem em mãos é um exemplo original de que relatórios podem constituir leitura prazerosa. Ainda que possam ter aqui a função de modelos, não terá sido apenas porque cumprem bem as formalidades exigidas do gênero que foram selecionados para constituir os capítulos deste livro. Os organizadores, professores dedicados e leitores sensíveis, tiveram a boa ideia de salvar das gavetas as muitas laudas de papel que apresentam os resultados de três pesquisas de iniciação científica. Tripla função têm então os relatórios e o livro: ilustram metodologicamente o modo de fazer relatórios; divulgam a pesquisa desenvolvida no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Tocantins, Campus Universitário de Araguaína, e ainda oferecem o belo exemplo de jovens pesquisadores capazes de produzir trabalhos consistentes e socialmente relevantes. Trata-se de material original e de muito boa qualidade, que poderá estimular outros jovens a comprometer-se não só com a pesquisa, mas também com a ideia de que a articulação entre investigação científica e interesse social pode, se não salvar o Brasil e a escola, ao menos oferecer parâmetros de mudança responsáveis e consequentes.