Principais temas: Roma Berço do Direito A Lei das Doze Tábuas Princípios Gerais do Direito Corpus Juris Civilis O Direito Grego O Direito Medieval Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Escola dos Glosadores Escola Jusnaturalista Escola Histórica do Direito Escola da Exegese Escola Contratualista do Direito Escola Penalista de Cesare Beccaria Escola Positivista de Augusto Comte Escola do Direito Positivo Escola Marxista do Direito Karl Marx (1818-1883) Escola Normativista do Direito de Hans Kelsen (1881-1973) Escola Positiva do Direito Penal Escola Sociológica Escola da Tridimensionalidade do Direito Evolução do Direito no Brasil História dos Cursos Jurídicos no Brasil História de nosso Código Civil História do Direito Empresarial Atual Estágio do Direito Empresarial Principais temas: • Roma – Berço do Direito • A Lei das Doze Tábuas • Princípios Gerais do Direito • Corpus Juris Civilis • O Direito Grego • O Direito Medieval • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão • Escola dos Glosadores • Escola Jusnaturalista • Escola Histórica do Direito • Escola da Exegese • Escola Contratualista do Direito • Escola Penalista de Cesare Beccaria • Escola Positivista de Augusto Comte • Escola do Direito Positivo • Escola Marxista do Direito – Karl Marx (1818-1883) • Escola Normativista do Direito de Hans Kelsen (1881-1973) • Escola Positiva do Direito Penal • Escola Sociológica • Escola da Tridimensionalidade do Direito • Evolução do Direito no Brasil • História dos Cursos Jurídicos no Brasil • História de nosso Código Civil • História do Direito Empresarial • Atual Estágio do Direito EmpresarialA obra expõe as principais teorias surgidas no direito e seus criadores, desde a Escola dos Glosadores e Escola Jusnaturalista, chegando às teorias mais modernas, como as Escolas da Tridimensionalidade do Direito, de Miguel Reale, e do Positivismo Ju rídico de Norberto Bobbio. Seu autor preocupou-se constantemente com a linguagem clara, simples e concisa, que pudesse cair facilmente na compreensão dos acadêmicos de direito. Considerou uma obra destinada a um aluno que acorda pela manhãzinha, tra b alha todo o dia, almoça e janta às pressas, e chega exausto às aulas noturnas. Alunos há na Grande São Paulo, que moram num município, trabalham em outro e estudam em outro tomam suas refeições no ônibus ou no trem que os leva ao local do estudo.