Psicologia de Santa Teresa de Lisieux, escrito por um carmelita reconhecido estudioso da Neurolingüística, é um ensaio de descrição psicológica do progressivo amadurecimento de Tereza de Lisieux manifestado no seu caminho modelar de santidade, analisado, em geral, do ponto de vista da Teologia Espiritual.

Como diz o autor: este não é um livro para se ler, mas para praticar. Noventa e nove por cento do valor destas páginas consiste em mostrar, com o ensinamento prático de Teresa, como nós mesmos podemos empreender o processo rumo a um desenvolvimento humano aberto à plenitude. Uma plenitude que se conquista na união com Jesus, tal como aconteceu com Teresa de Lisieux.Sua riqueza pessoal, porém, não se limita ao aspecto espiritual. Sua dimensão humana também se revela exemplar. Teresa de Lisieux apresenta-se a nós como um modelo de desenvolvimento humano, porque fez o percurso desde a imaturidade quase neurótica até sua plena realização como pessoa.

Com sua vida, ela demonstra que o desenvolvimento humano, mesmo contando com a graça poderosa do Senhor, exige esforço pessoal e capacidade de desfrutar ao máximo os próprios recursos humanos. Com abundante bibliografia, a leitura dessa obra se impõe a todos os que se ocupam da vida espiritual, na medida em que une a reflexão sobre a fé com um conhecimento profundo do ser humano em busca da felicidade em nossos dias.