Este livro traz um retrato da cidade de São Paulo feito no início do século XX. O fotógrafo italiano Vincenzo Pastore, radicado no Brasil desde 1894, encontrou, nas bordas da modernidade, percorrendo com sua câmera as ruas mais distantes do Centro, para além dos grandes magazines, dos cafés e das confeitarias chiques, uma realidade bastante diferente da chamada belle-époque. O que se vê aqui é um espaço urbano que, na década de 1910, enfrentava dois grandes desafios. De um lado, superar os desequilíbrios sociais herdados dos períodos colonial e imperial, os quais a abolição da escravatura, em 1888, e a proclamação da República, em 1889, ainda não haviam sido suficientes para eliminar. De outro, lidar com uma categoria de cidadãos marginalizados, que, no entanto, entravam com força na composição da sociedade paulistana - os imigrantes. Entre eles, é claro, o próprio Pastore. Este livro traz a público, pela primeira vez, o mais agudo retrato da cidade de São Paulo feito no início do século XX. O fotógrafo italiano Vincenzo Pastore (1865-1918), radicado no Brasil desde 1894, encontrou, nas bordas da modernidade, percorrendo com sua câmera as ruas mais distantes do Centro, para além dos grandes magazines, dos cafés e das confeitarias chiques, uma realidade bastante diferente da chamada belle-époque. O que se vê aqui é um espaço urbano que, na década de 1910, enfrentava grandes desafios. As fotografias de Vincenzo Pastore revelam uma imensa curiosidade urbana e humana, capaz de dizer muito sobre o passado da capital paulista e, também, sobre as ilusórias estratégias do progresso em nosso país.Este livro traz a público, pela primeira vez, o mais agudo retrato da cidade de São Paulo feito no início do século XX. O fotógrafo italiano Vincenzo Pastore (1865-1918), radicado no Brasil desde 1894, encontrou, nas bordas da modernidade, percorrendo com sua câmera as ruas mais distantes do Centro, para além dos grandes magazines, dos cafés e das confeitarias chiques, uma realidade bastante diferente da chamada belle-époque. O que se vê aqui é um espaço urbano que, na década de 1910, enfrentava grandes desafios. As fotografias de Vincenzo Pastore revelam uma imensa curiosidade urbana e humana, capaz de dizer muito sobre o passado da capital paulista e, também, sobre as ilusórias estratégias do progresso em nosso país.