- A coleção valoriza as vivências dos alunos, possibilitando que os aspectos pessoais como a família e meio em que vivem favoreçam a sua construção de história de vida e o contexto em que estão inseridos. - Os livros trabalham transformações e permanências, com dados e atividades que contrapõem o passado e o presente, desde a vida pessoal e familiar do aluno até elementos presentes na sua realidade próxima. - Cada livro está organizado em 8 unidades, subdividindo-se em dois capítulos, adaptando-se facilmente ao plano de aula do professor. - O uso de diversos portadores textuais, como matérias de jornais e revistas, textos da literatura infanto-juvenil, canções e documentos históricos e pessoais, favorece a compreensão leitora e a diversidade de fontes históricas. - A coleção propõe que o ensino de História contribua para formar um sujeito autônomo, crítico e criativo, com a preocupação de problematizar conceitos, desenvolver competências e estimular as atitudes necessárias ao enfrentamento do mundo globalizado.A coleção valoriza as vivências dos alunos, possibilitando que os aspectos pessoais como a família e meio em que vivem favoreçam a sua construção de história de vida e o contexto em que estão inseridos. Os livros trabalham transformações e permanências, com dados e atividades que contrapõem o passado e o presente, desde a vida pessoal e familiar do aluno até elementos presentes na sua realidade próxima. Cada livro está organizado em 8 unidades, subdividindo-se em dois capítulos, adaptando-se facilmente ao plano de aula do professor. A coleção propõe que o ensino de História contribua para formar um sujeito autônomo, crítico e criativo, com a preocupação de problematizar conceitos, desenvolver competências e estimular as atitudes necessárias ao enfrentamento do mundo globalizado.