Este livro dá sequência à publicação de artigos artigos escritos pelas alunas e alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco através do Colegiado de Ciências Sociais. Em 2013 foi publicado o primeiro volume e agora, em 2014, conclui-se a publicação neste segundo volume também intitulado Escola do Campo Espaço de vida e de trabalho: a educação rompendo paradigmas. Com este segundo volume também se objetiva contribuir com o debate sobre as ações do estado e da sociedade civil na implementação da educação destinada às populações do campo. Os temas nele abordados compreendem questões em vários âmbitos, como saberes educacionais, educação ambiental, sustentabilidade, artes e ciências na sala de aula, analisando a necessidade de se oferecer aos moradores do campo, especialmente crianças e jovens, uma educação plena e contextualizada ao que é importante para o campo. Os saberes populares precisam ser integrados e valorizados na realidade educacional no e do campo, assim como é urgente ressaltar a luta dos movimentos sociais por um ensino vívido e dinâmico a fim de desconstruir estereótipos injustos e prejudiciais para os povos do campo. Não há dúvida de que na sociedade há lugar para a convivência harmônica entre campo e cidade, pois ambos se complementam, cada qual com sua especificidade.