Este livro contribui para melhorar a formação dos graduandos em Letras, Educação e Fonoaudiologia ao refletir teórica e metodologicamente os diferentes modos de se estudar linguagem. Os autores estreitam as fronteiras entre a pesquisa, formação de graduandos e prática profissional e suprem a falta de diálogo entre os distintos graus de ensino, bem como entre os espaços profissionais. Vinte especialistas abordam diversos temas, como sociolinguística, marcas de oralidade, línguas indígenas, educação para jovens e adultos, distúrbios articulatórios na Síndrome de Down. Professores, estudantes e profissionais de Letras, Educação e Fonoaudiologia, entre outros, ganham uma obra essencial. Este livro contribui para melhorar a formação dos graduandos em Letras, Educação e Fonoaudiologia ao refletir teórica e metodologicamente os diferentes modos de se estudar linguagem. Os autores estreitam as fronteiras entre a pesquisa, formação de graduandos e prática profissional e suprem a falta de diálogo entre os distintos graus de ensino, bem como entre os espaços profissionais. Vinte especialistas abordam diversos temas, como sociolinguística, marcas de oralidade, línguas indígenas, educação para jovens e adultos, distúrbios articulatórios na Síndrome de Down. Professores, estudantes e profissionais de Letras, Educação e Fonoaudiologia, entre outros, ganham uma obra essencial.