Situações Psicossociais na Infância e na Adolescência é livro que insere a pobreza social como co-fator causal dos transtornos psíquicos observados na infância e na adolescência. O livro apresenta duas contribuições próprias e muito especiais, relativamente às demais obras sobre o assunto e que são: - a visão latino-americana da problemática social. É de exclusiva autoria de médicos pesquisadores latinos, cuja cultura oferece conceitos diferentes das afecções psíquicas de base social, expendidos pelos cientistas do hemisfério norte, particularmente os anglo-saxões, que, em realidade, vivem em outro meio econômico. - insere sua temática na realidade social latino-americana, que atua como agente estressante, vivido pela infância e adolescência, pobres e espoliadas, marcadas pelos maus tratos: a violência, o abuso, e, sobretudo, a ignorância. Nesta infeliz circunstância, as causas determinantes são as dificuldades do brincar, do se comunicar, e daí a difícil interação com professores, pedagogos e o pessoal de ensino. Surge a marginalização que se choca contra a visão cientificista dos que prevalentemente atribuem os transtornos aos desequilíbrios neurofisiológicos e neurobioquímicos, tão ao agrado da psicofarmacoterapia. São estas crianças que frustram as melhores expectativas do modelo social dos países desenvolvidos, muito embora necessitem, como qualquer ser humano, de afeto, carinho solidariedade e amor. Rotula-se o seu diagnóstico com transtorno de comportamento, do aprendizado, da atenção. Chamam-nas de agressivas, pela incompreensão de ser a agressividade mecanismo espontâneo de sobrevivência frente às ameaças do seu meio social. O livro foi escrito por 14 especialistas e apresenta 15 capítulos, que são os que seguem: 1.Desenvolvimento Infantil e Agentes Estressores 2. O Impacto do Estresse na Criança 3 Estrés, Homeostasis y Adaptación 4. Resiliencia e Vulnerabilidade na Criança 5. Qualidade de Vida e Fatores de Risco 6. A Criança em Situação de Pobreza Extrema 7. A Criança Maltratada 8. El Nino en Situaciones de Riesgo: Violencia, Abuso e Negligencia 9. Los Factores Psicosociales y la Enfermedad Crónica en la Ninez y la Adolescencia 10.A Criança em Situação de Luto 11.A Noção de Estresse Pós-traumático e a Simplificação do Conceito de Risco 12. Tratamiento del Nino en Riesgo 13. Aspectos Éticos da Criança Sob Risco 14 Ética en Psiquiatria Infanto-Juvenil 15. Um Modelo de Atendimento para Locais em Desenvolvimento. Situações Psicossociais na Infância e na Adolescência é livro, pois que, sem sombra de dúvida, pelo ineditismo de sua abordagem por sinal, abrangente e profunda, se constituirá em valiosa fonte de estudo para psiquiatras, psicólogos, pedagogos, professores, sociólogos, assistentes sociais e todos, de uma forma geral, envolvidos com o binômio transtorno mental educação na infância e na adolescência