Cada um dos artigos apresentados na feição de capítulos expressa resultados provisórios ou inacabados como somos nós, no dizer de Paulo Freire. Nestes termos, não poderia ser diferente, pois esta obra constitui-se de estudos e pesquisas que envolvem leituras, discussões, reflexões e pesquisa, que mantêm uma dinâmica intensa entre pares que aceitaram o desafio de aceitar socializar, em uma publicação para acesso do público, as pesquisas desenvolvidas em âmbito grupal. Essa decisão, nada fácil, mereceu ponderações de diversas naturezas. Contudo, prevaleceu a necessidade de serem expostas ideias que também geram desafios para os participantes-autores membros do grupo referido, desafio também para pesquisadores mais experientes auxiliarem os que estavam/estão iniciando a escrita de idéias e argumentos didático-pedagógicos e científicos, mas que já tinham muito a dizer em virtude das práticas e ações reflexivas que haviam realizado. Sendo assim, construímos em diversos encontros grupais uma dinâmica de orientação e debate sobre a estrutura de cada um dos capítulos/artigos, sobre as teorias que poderiam subsidiar práticas pedagógicas de ensino e de aprendizagem, e outros tantos encaminhamentos que se perderam em termos explícitos, mas que sem dúvida oportunizaram crescimento intelectual de cada indivíduo e do coletivo. Dessa dinâmica ficou ressaltada, enquanto experiência vivida e refletida, o sentido e a importância do espírito de grupo na Educação Matemática.