A partir da década de 80, com a entrada do construtivismo no Brasil, até os anos atuais, pouquíssimo material se produziu a respeito do papel do sistema de escrita da língua portuguesa - especialmente das unidades sublexicais - para o processo de alfabetização e sua aplicabilidade ao ensino. O resultado é que alfabetizadores vêm se sentindo órfãos e abandonados à própria sorte (como muitos têm relatado nos encontros de formação) pelas instituições que deveriam existir para os apoiarem e os orientarem. Uma das maiores angústias desses docentes traduz-se na pergunta que sempre fazem: Como posso alfabetizar sem explorar as letras e as sílabas?. A autora desta obra certamente responderia: não podem. O professor precisa das letras e das sílabas para ensinar a ler. É verdade que não se devem repetir os velhos métodos tradicionais. Há muita coisa nova possível de se criar reunindo os estudos sociais, culturais e linguísticos na sala de aula, tornando, assim, o ensino da leitura e escrita menos penoso para professores e alunos. Com a obra A sílaba na alfabetização de crianças e adultos, em sua larga experiência como alfabetizadora, pesquisadora e formadora de professores, Cláudia Martins Moreira pretende trazer sua contribuição a esta questão. Para tal, faz um estudo detalhado sobre o papel da sílaba na aprendizagem da leitura de crianças e de adultos. Todavia não se restringe às discussões acadêmicas. Procura transpor o limite entre a teoria de pesquisa e sua aplicabilidade na sala de aula, refletindo sobre aspectos metodológicos que possam advir dos resultados relatados neste livro. A obra não traz respostas prontas, mas respostas possíveis. Traz possibilidades e proposições que, certamente, contribuirão para ajudar os alfabetizadores a retomarem o elo perdido entre escrita e oralidade, caminhando na direção da construção de uma metodologia para o ensino da leitura nas séries iniciais.