Brincar, conhecer e ensinar pertencem a um território comum: o da transnacionalidade. À luz de algumas contribuições do psicanalista inglês D.W. Winnicott, mas sobretudo a partir da prática de sala de aula, o tema da relação pedagógica é proposto nesse livro como um campo específico do fazer educativo. Independentemente do grau de ensino em que esse fazer acontece, há aí um lugar de trânsito entre a tradição cultural e a capacidade de recriação, entre a experiência de ser e a de conhecer, onde os atos de ensinar e aprender adquirem um outro colorido ou, ainda constituem uma outra estética pedagógica.Brincar, conhecer e ensinar pertencem a um território comum: o da transnacionalidade. À luz de algumas contribuições do psicanalista inglês D.W. Winnicott, mas sobretudo a partir da prática de sala de aula, o tema da relação pedagógica é proposto nesse livro como um campo específico do fazer educativo. Independentemente do grau de ensino em que esse fazer acontece, há aí um lugar de trânsito entre a tradição cultural e a capacidade de recriação, entre a experiência de ser e a de conhecer, onde os atos de ensinar e aprender adquirem um outro colorido ou, ainda constituem uma outra estética pedagógica.