Em A Dramaturgia da Memoria no Teatro-Danca, Licia Maria Morais Sanchez, bailarina, professora e pesquisadora, vai ao fundo de um tema que hoje figura na pauta das discussoes mais palpitantes e atuais da criacao artistica, em suas diferentes manifestacoesEm A Dramaturgia da Memória no Teatro-Dança, Lícia Maria Morais Sánchez, bailarina, professora e pesquisadora, vai ao fundo de um tema que hoje figura na pauta das discussões mais palpitantes e atuais da criação artística, em suas diferentes manifestações e, principalmente, no teatro: em que medida memória e vivência se compõem com a invenção estética na geração e formalização da obra de arte para a cena e em cena? Esta indagação é, sem dúvida, parte de uma revalorização que recebeu seu impulso fundamental das recentes buscas e interesses das ciências humanas. O que acontece na história, na sociologia, na antropologia, na psicologia e nos estudos sobre os meios de comunicação provam-no sobejamente, e o seu impacto faz-se sentir, particularmente, no teatro, tanto em sua versão formal e tradicional, que o tem incorporado até certo ponto em suas encenações, quanto em sua expressão vanguardeira, que o assume abertamente com suas releituras, desconstruções e, mais aguda e provocadoramente, em suas performances e "eventos", dos quais o teatro-dança é uma vívida realização desde Pina Bausch. É nessa indagação explícita e em sua experiência no palco que a autora deste estudo vai buscar o alento filosófico e metodológico de sua proposta.Em A Dramaturgia da Memória no Teatro-Dança, Lícia Maria Morais Sánchez, bailarina, professora e pesquisadora, vai ao fundo de um tema que hoje figura na pauta das discussões mais palpitantes e atuais da criação artística, em suas diferentes manifestações e, principalmente, no teatro: em que medida memória e vivência se compõem com a invenção estética na geração e formalização da obra de arte para a cena e em cena? Esta indagação é, sem dúvida, parte de uma revalorização que recebeu seu impulso fundamental das recentes buscas e interesses das ciências humanas. O que acontece na história, na sociologia, na antropologia, na psicologia e nos estudos sobre os meios de comunicação provam-no sobejamente, e o seu impacto faz-se sentir, particularmente, no teatro, tanto em sua versão formal e tradicional, que o tem incorporado até certo ponto em suas encenações, quanto em sua expressão vanguardeira, que o assume abertamente com suas releituras, desconstruções e, mais aguda e provocadoramente, em suas performances e "eventos", dos quais o teatro-dança é uma vívida realização desde Pina Bausch. É nessa indagação explícita e em sua experiência no palco que a autora deste estudo vai buscar o alento filosófico e metodológico de sua proposta.