O livro descreve uma experiência de educação a distância, realizada no curso de formação de educadores de escolas, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que procurou atingir três objetivos. Primeiro, preparar os cursistas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Segundo, criar estratégias favoráveis à integração entre os diferentes profissionais que atuam com os diversos meios (como câmera fotográfica, vídeo, internet) - não só no âmbito da escola como também das Secretarias de Educação -, de modo que eles pudessem realizar ações articuladas de uso das TICs na escola. Terceiro, oferecer as condições para que os educadores desenvolvessem planos de formação, realizada a distância, de outros profissionais da rede por meio de tecnologias. Além do alto índice de aproveitamento do curso, ele permitiu também avanços do ponto de vista metodológico, criando atividades inovadoras, como as estratégias para a integração das equipes que trabalham com diferentes tecnologias, a elaboração do Memorial Reflexivo e a apropriação dos recursos de Educação a Distância, de modo que os participantes do curso pudessem realizar ações de formação dos seus colegas, em serviço e de modo continuado.