Num contexto global marcado pela incerteza, a produção de conhecimento cientificamente sustentado sobre o mundo social assume um relevo acrescido. Na verdade, o saber constitui o melhor antidoto contra os medos do desconhecido e a preparação mais adequada para enfrentar imprevisíveis futuros. Desde há alguns anos que um grupo de pesquisadores brasileiros e portugueses tem vindo a reunir-se regularmente e a consolidar um espaço de diálogo de saberes, de matriz sociológica, sobre os desafios complexos que se colocam no mundo educativo contemporâneo no Brasil e em Portugal. Alguns desses desafios são justamente abordados neste livro, que reúne um conjunto de reflexões de pesquisadores participantes no V Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação ocorrido recentemente em São Paulo. Tendo como temática central Cenários de (in) justiça escolar e como tela de fundo os contextos educativos dos dois lados do Atlântico, o leitor poderá aqui encontrar trabalhos inovadores que debatem o tema da avaliação e justiça escolar, que interrogam as configurações expressas em marcadores sociais das diferenças e educação, e que desvendam novas facetas da (i)mobilidade social e sucesso escolar. Esperamos que a leitura desta obra possa abrir novos horizontes de inteligibilidade para pensar o lugar da escola na contemporaneidade.