Esta obra é fruto de pesquisa acadêmica realizada para obtenção do título de mestre em Educação e, o caminho percorrido na pesquisa oportunizou o despertar para a importância de estarmos atentos em relação às nossas crianças, aos meninos e às meninas de nosso país. Queremos crianças criativas, líderes, autônomas, que pensam por si só, mas o que fazemos com elas no processo de educá-las? Nossas ações, enquanto adultos cuidadores podem podá-las justamente nas habilidades que as tornariam adultos livres, independentes, acolhedoras e autoconfiantes. Se ensinamos dureza como esperamos que aprendam compreensão? Se ensinamos castigos como desejamos que aprendam compaixão, alteridade e perdão? Se ensinamos que estudar é duro, difícil e envolve sofrimento como esperar que elas gostem de estudar? Se as ensinamos a se encaixar no mundo obedecendo a padrões sociais consagrados como esperar que sejam inventores, empreendedores, criativos e ousem ser e fazer o diferente? Convido-os a refletir um pouco sobre o processo de educar nossas crianças e seus efeitos e tenho a esperança de, juntos, encontrarmos uma forma de minimizar seus impactos nas novas gerações.