A obra é um audacioso projeto autônomo de extensão a pesquisa científica de sete estudiosos, pesquisadores e simpatizantes da Geografia com convite estendido a professores das mais diversas áreas e níveis da educação, para colaborarem nos capítulos. A busca foi por compreender a dinâmica espacial da educação. Ora se traz a Formação Continuada, ora a Leitura, ora a Inclusão, ora outros temas que tratam da Educação Ambiental de uma forma consciente. Em função da quantidade de disciplinas e cursos ofertados nas faculdades e universidades, a multidisciplinariedade é uma necessidade transparente no século XXI. A formação continuada de professores é uma fonte de inspiração para mapear a concepção dos mesmos sobre a necessidade de se estudar e disseminar a produção do conhecimento. A Geografia moderniza-se neste sentido, trazendo para si à responsabilidade de espacializar a influência da educação na atitude e ações humanas quanto a Natureza, uma vez que o objetivo é melhorar as condições da vida humana e harmonizá-la com a fauna e flora. Focalizam-se nesta obra os fenômenos negativos que, por meio da Educação, são possíveis de serem, no mínimo, minimizados pela mudança de atitudes, quanto a ações humanas. Isto é possível por meio de um sistema educacional mais ativo. A orientação maior durante toda a pesquisa e organização dos capítulos deste livro foi da Professora Universitária e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGG-UNIR) Mestrado e Doutorado e pesquisadora da Embrapa/RO, Dra. Marília Locatelli (qual partiu deste plano espiritual em 11/05/2018 a obra já estava finalizada).