A Escrituras Editora, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), publica A Condição Secreta do Visível, de Rosa Alice Branco, com prefácio de Floriano Martins. Rosa Alice se destaca por sua poesia renovadora da lírica portuguesa e a lucidez crítica no tratamento dado ao tema deste livro, uma nova edição revista e bastante ampliada de estudo fundamental sobre a percepção na natureza e nas artes. Este novo livro alarga o seu âmbito à percepção da Body Art, da Land art, das Instalações, com referências à percepção de outras Artes. Focaliza o papel e o lugar do espectador nestas outras artes, muitas das quais põem em questão os critérios que as definem, categorizam e avaliam. Igualmente, estas Artes são postas sob suspeição pelos críticos, nomeadamente pela crítica normativa. As passagens entre as várias Artes apresentam agora um desenvolvimento que abarca o papel que Diderot desempenhou na tentativa entusiasmada de descrever os quadros nos seus Salons. São também postas em relevo as modalidades legítimas destas passagens (assim como as restrições inerentes a espécies intraduzíveis), sublinhando que o corpo é o operador destas transposições. A questão do feeling, dos sentires, dos atos que convocam o corpo-espírito, requerem uma abordagem ao papel desempenhado pelas emoções, a partir do avanço das Neurociências, nomeadamente dos trabalhos de Hanna e António Damásio, abordada na obra de maneira mais indicativa que explanatória.