fruto de uma tese de doutoramento desenvolvida na usp, a obra percorre uma imensa gama de fatores que influenciou o declínio da rota marítima da índia em benefício do incremento da rota do brasil no final do século xvi. reservando às américas um papel de destaque, a partir de então, dentro do âmbito colonial lusitano e no sistema-mundo. possibilitando, através do primitivo acumulo de capital, representado pela pirataria holandesa e inglesa, dois novos ciclos hegemônicos que seguiram a hegemonia de gênova, a saber a preponderância da holanda e inglaterra, além da própria revolução industrial, representando a gênese do sistema capitalista. a despeito de seu contexto teórico, o leitor notará que a obra também aborda a grande história do cotidiano, colocando-se no centro dos acontecimentos políticos, sociais, econômicos e culturais da epopeia marítima portuguesa. descrevendo crueldades, invasões, extermínio de nativos, guerras santas e outras brutalidades. o primeiro volume, de um total de três, aborda os antecedentes que permitiram criar e dar sustentação a rota da índia e do brasil, assim como a superação dos obstáculos iniciais que se colocaram a expansão ultramarina e a exploração da costa africana. trata-se da primeira parte da tese, intitulada “em busca de cristãos e especiarias”.