Para o leitor que já está familiarizado com o básico do Maya e deseja criar e configurar personagens realistas (como aqueles que viu em diversos dos principais filmes mais recentes), 'Criação de personagens com Maya - controles de modelagem e animação' é o caminho natural para seu objetivo. O autor Chris Maraffi oferece uma ponte entre o domínio digital e os princípios tradicionais de anatomia/cinética, ensinando a criar movimentos naturais humanos de ossos, músculos e pele com Maya. Mostra com clareza as técnicas específicas para fazer o design, modelar e configurar controles de animação para personagens complexos e orgânicos em 3D. A abordagem do script MEL avançado permite criar uma interface gráfica personalizada de usuário para animar o personagem desenvolvido. Especificamente, este guia definitivo ensina com propriedade as técnicas para; modelar a pele do personagem com NURBS, polígonos e subdivisão de superfícies; criar e refinar controles detalhados de animação para um personagem bípede; aperfeiçoar deformações de pele e acrescentar flexões e rugas a músculos; controlar animação de rosto usando esqueletos e objetos de influência; usar script MEL para criar interfaces de janela personalizada para o personagem; e completar os controles do personagem e prepará-los para animação.