Vivemos tempos difíceis, em que velhos fantasmas voltaram a nos assombrar. Há uma clara investida sobre os direitos sociais e humanos e a tentativa de desmantelamento de um Estado que buscava incorporar de forma lenta novos segmentos sociais. Diante desse quadro, a educação também se tornou alvo dessa investida. Uma educação humanista, plural e cidadã vem sendo fortemente questionada e, em seu lugar, percebemos discursos que defendem o retorno de uma visão tecnicista, excludente e segregadora, que, em nome de uma modernização do ensino e da preparação para o mercado de trabalho, se opõe claramente a seu papel libertador e cidadão. Como o atual cenário político afeta a educação brasileira? Qual o papel da educação como elemento fundamental para a construção da cidadania? Que tipo de educação queremos? Esses são alguns questionamentos que surgem quando nos incumbimos de refletir sobre a educação e os campos de disputa política dos meios às mediações. Indubitavelmente, diante do atual cenário, é imperiosa a realização de uma profunda reflexão acerca da possibilidade de enfrentamento da atual crise que não é apenas política, mas uma crise que afeta os pilares básicos da sociedade moderna por meio da educação. Nesse sentido, percebemos três questões basilares que procuramos analisar neste livro: a) a natureza da atual crise política; b) a necessidade de aprofundar o debate acerca do conservadorismo e do autoritarismo e; c) dilemas e perspectivas da educação na atualidade. Prof. Dr. César Augusto Bubolz Queirós Departamento de História e PPGH/UFAM