A complexidade da tomada de decisões é diretamente proporcional à quantidade de informações disponíveis para fundamentá-las. Considerando essa premissa, a quinta edição de Introdução à Pesquisa Operacional Métodos e Modelos para Análise de Decisões incorpora em seu conteúdo o atualíssimo conceito de big data e se apresenta ainda mais ampla e completa, já que busca desenvolver no estudante o domínio das ferramentas analíticas, dos algoritmos e das interfaces relacionados com a tecnologia da informação, de forma a obter relatórios rápidos e confiáveis dos dados disponíveis que fundamentem a tomada de decisões. Como novidade, a esta edição somam-se as técnicas da Teoria dos Jogos para tomada de decisões sob competição e Análise Envoltória de Dados (DEA Data Envelopment Analysis). Há ainda o já conhecido material suplementar, apresentando a Programação Linear Inteira, Programação por Metas e Múltiplos Objetivos e Hierarquização Analítica (AHP Analytic Hierarchy Process), planilhas de Microsoft Excel com as soluções de todos os exemplos, exercícios resolvidos e exercícios propostos, e transparências de Microsoft PowerPoint para todos os capítulos. Esses complementos, disponíveis no site da LTC Editora, mediante cadastro, enriquecem a fixação dos temas abordados em toda a obra. Assim, Introdução à Pesquisa Operacional Métodos e Modelos para Análise de Decisões se consolida como uma obra de referência adaptada ao ambiente big data e ao mundo altamente globalizado no qual se insere o atual mercado de trabalho.