Após longo período de estudos, Lílian entendeu que a redação escolar se mostrava mais desafiante. O livro é fruto, pois, de muita leitura sobre leitura, de muita reflexão teórica e prática sobre educação, ensino de língua portuguesa e especificamente sobre ensino e aprendizagem de redação escolar. Não se espere uma fórmula milagrosa para trabalhar a produção do texto. Antes, nos apresenta uma solução processual cujo vínculo com o contexto do aprendiz não pode ser ignorado. Aspecto particularmente saliente neste livro é o componente lúdico que invade a seriedade do universo escolar. E, como esperado, a proposta agrega o lúdico a afetividade. Em alguns momentos o Jogo da Verdade/Mentira, proposto por Lílian, chegou a nos pertubar. Mas, o acerto ficou patente ao ver a atividade aplicada num programa de capacitação de professores da re pública. Mais que isso: em trabalho com profissionais de empresa, para nossa surpresa, o mesmo jogo foi adaptado e aplicado com excelente resultado.