Este é o segundo livro sobre o projeto Ribeirão Anhumas na Escola, que foi estruturado de forma que o desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem e de pesquisa educacional se deram com professores de escolas públicas e não para esses professores. Esse professor, na sua prática profissional, desenvolve um papel central ativo, de autoria e investigativo nas suas relações com o conhecimento a ser ensinado, bem como com uma visão de currículo. Por isso, nesse livro, não encontramos prescrições do que deve ser ensinado e encontramos sim, narrativas de professores e estudantes das propostas escolares desenvolvidas de modo contextualizado e interdisciplinar da chamada pedagogia crítica do lugar/ambiente. As noções sobre essa pedagogia culminaram na estruturação do projeto em torno do Ribeirão da Anhumas e nos resultados aqui apresentados e discutidos. O ribeirão central na cidade, um lugar próximo aos lugares dos professores e dos alunos, lugares onde podem sentir as manifestações ambientais e os acontecimentos sociais, um lugar a partir do qual diferentes atores, de modo interdisciplinar, puderam pensar e elaborar aspectos do conhecimento escolar, na sua relação com o contexto de estudo. A ideia do projeto foi começar com experiências, percepções e conceituações sobre o lugar da própria escola onde alunos e professores vivem na tentativa de tratar de suas multi-dimensões entre si e com o município, sem perder de vista as relações com o mundo e planeta. Tratar das dimensões cultural, ambiental e sócio-política foi muito difícil, pois atualmente é muito ausente em nossa escola uma cultura socioambiental e um pensamento e respectivas práticas escolares científicas inter-relacionadas com as multi-dimensões do lugar/ambiente. Procuramos criar uma cultura de diálogo intrainstitucional (práticas mais grupais de soluções de problemas internos), no sentido de envolver professores, seus estudantes e comunidade em práticas mais coletivas e participativas para a resolução de problemas socioambientais no entorno de sua própria comunidade ou participar de soluções mais amplas de sua cidade, estado ou país.