Visitas Técnicas são frequentemente realizadas por diversas instituições de educação profissional, técnica e tecnológica espalhadas por todo o Brasil. Apesar disso, não foram até hoje objeto de estudos aprofundados, que permitissem penetrar em sua complexidade e explicitar o trabalho de ensino-aprendizagem que nelas se desenvolve. Tendo como objetivo dar uma contribuição para o preenchimento dessa lacuna, esta obra inédita apresenta um estudo minucioso sobre esses eventos educacionais. Trata-se de um trabalho de pesquisa desenvolvido na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, tendo nos escritos do Círculo de Bakhtin e de Vigotski sua fundamentação teórico-metodológica principal. Um professor e seus alunos vão à oficina de uma empresa para conferir e experimentar na prática aquilo que em um centro de formação profissional estudaram apenas na teoria. Um trabalhador da oficina visitada, denominado colaborador, recebe o grupo e apresenta os trabalhos nela realizados. Por meio de uma análise interdisciplinar da atividade do professor, do colaborador e dos alunos ao longo de uma sequência de quatro Visitas Técnicas, o autor revela ao leitor o modo como vai sendo superada uma certa dificuldade histórica de conciliação da esfera escolar com a esfera empresarial. Dessa análise resulta a proposta de um conceito teórico denominado atividade reguladora, o qual permite apreender e explicar de modo original o próprio processo de aquisição e desenvolvimento da experiência profissional. Além disso, a partir desse conceito, é possível que se pensem e proponham novos métodos de ensino-aprendizagem de ofícios no âmbito escolar e/ou empresarial. Visitas Técnicas: Interação Escola-Empresa, uma obra indispensável para aqueles que atuam em instituições de educação profissional, técnica e tecnológica e para todos os que se interessam pela forma como o ser humano passa da inexperiência à experiência ao longo de sua vida profissional.