Esta obra reúne onze estudos que possuem como eixo condutor a análise de temas como a diversidade, a diferença e o respeito ao outro, a discriminação e o preconceito étnico-racial, a desigualdade socioeconômica, enfim, questões que dizem respeito ao binômio "exclusão-inclusão", numa sociedade que ainda carrega as marcas do colonialismo e dos colonizadores. A preocupação dos pesquisadores centra-se na análise dessas questões, vinculadas à educação, posto que suas experiências profissionais realizam-se na materialidade do fenômeno educacional brasileiro. Suas pesquisas estão vinculadas ao estudo das políticas públicas educacionais, à formação de professores no contexto multicultural, à afirmação das identidades culturais e às representações sociais dos considerados "diferentes". O livro é indicado, sobretudo para pesquisadores da área da educação. No entanto, estudiosos da antropologia e da sociologia poderão encontrar nos estudos aqui reunidos, bases teóricas e empíricas que subsidiarão futuras pesquisas na interface das políticas educacionais e das relações interculturais em contextos de exclusão. Nesse sentido, estudantes em vários estágios de formação, iniciação científica, mestrado e doutorado, poderão encontrar caminhos investigativos, teóricos e metodológicos que fundamentem suas inquietações de pesquisa nesse campo temático.