"Este livro é uma palhaçada", já avisa logo de cara o autor-ilustrador, Ivan Zigg, que não liga a mínima quando o chamam de palhaço. Mesmo sem ter uma palavra escrita, este livro diverte e enriquece o imaginário da criança. Tem cambalhota, tem nariz vermelho, tem cara bonita, tem cara feia...

Mas, cuidado! Você sabe o que é Tam-tam? Já ouviu algum Tum-tum? Aquele barulhinho do coração, bem no fundo, quando a gente treme de medo? Pois veja o que acontece quando o melhor palhaço do mundo resolve levar seu show à tribo mais selvagem do planeta.

Ele se atreve a apresentar sua performance de maior sucesso a uma tribo de canibais porque já fez muita gente rolar de rir - a baleia, o leão, a bruxa, a nuvem... Mas, mesmo uma piada muito boa nem sempre funciona igual pra todo mundo. E, aí, fazer o quê? Em situações de perigo como essa, nada como uma solução inusitada.

PROPOSTAS PARA SALA DE AULA

Na vida, não existe o melhor nem o pior. Existe o diferente. Esta é uma das mensagens deste livro. Perguntar aos alunos o porquê de o palhaço causar tanto espanto para alguns grupos de espectadores e não para outros.

Para pré-leitores ou leitores iniciantes, o professor pode fazer uma proposta de encenação musical, em que os alunos construirão o texto verbal a partir do conteúdo do livro.

Para algumas tribos africanas, o tam-tam é o som dos atabaques, instrumentos sagrados, tocados especialmente nos rituais religiosos. Escolher uma música que tenha som de tambor, ouvir com os alunos e dialogar sobre o instrumento. Quem conhece, quem já tocou? Onde e quando se ouve mais o som dos tambores?

Para leitores fluentes, sugerir uma pesquisa sobre a diversidade de hábitos e costumes nas culturas. Para essa atividade, a classe poderá ser dividida em grupos. Cada grupo escolherá um continente (África, América, Ásia, Europa e Oceania) para pesquisa e trará informações sobre hábitos comportamentais de outros povos que são diferentes dos brasileiros, assim como a origem ou explicação para cada comportamento. Por exemplo: na cultura africana, a cor do luto é o branco.

O tema palhaço pode ser aproveitado para proposta de atividades com teatro, música e circo.