Compete à área de crédito e cobrança prover à empresa com boa fluidez dos recursos financeiros de forma contínua e constante, para que ela possa garantir lucratividade e competitividade. Para que isso aconteça, o profissional dessa área deve dominar as técnicas de análise e avaliação dos riscos, entender os diversos tipos e portes de empresas, sua forma de tributação, com destaque para a interferência no risco final, mediante análise das informações pertinentes. O livro Gestão de Crédito e Cobrança é destinado à formação de profissionais na área de Gestão de Riscos ou de Cadastro, Crédito & Cobrança, e também serve de referência para consultas posteriores, mas o que se espera é que, Gestores de Riscos, iniciantes em Crédito e Cobrança, profissionais de Contabilidade, de Marketing, Finanças, Vendas, Produção, Empreendedores, autônomos em geral e os estudantes, possam entender e apreender os princípios da área de Cadastro, Crédito & Cobrança, mais do que isso, aplicar os conhecimentos que aqui se apresentam, no dia a dia de qualquer empresa. Alguns dos assuntos abordados neste livro são: os tipos de riscos existentes nas empresas; identificar como possível fornecedor uma microempresa ou empresa de pequeno porte; elaboração de um bom cadastro de parceiro fornecedor ou cliente; como avaliar e analisar o desempenho da área de cadastro; quais são as principais certidões exigidas e como obter dados cadastrais na Receita Federal ou mesmo na Secretaria Estadual da Fazenda, usando inclusive o SINTEGRA; quais os documentos e as expressões utilizadas; interpretar qual o papel de cadastro, quais são seus objetivos e finalidades e quais são os resultados obtidos a partir daí; os diversos índices e quocientes utilizados na análise de Crédito, Análises contábeis, econômicas e também as financeiras. Todos esses assuntos abordados de forma simples e com exercícios práticos para fixação do aprendizado.