Neste pequeno texto, dirigido principalmente aos professores e professoras que militam no ensino público, Ivanise Monfredini convida-os a refletir sobre seu próprio trabalho e sobre as condições históricas e sociais que o determinam. Ao mesmo tempo pondera que, dado seu caráter contraditório, tais condições lhes abrem possibilidades de atuar conscientemente sobre elas, contribuindo ou para sua manutenção ou para a introdução de questionamento, de novas práticas e de novos olhares. Esse enfoque lhe permite a apreensão e compreensão do caráter ontológico do trabalho docente, razão pela qual considera como formadoras as práticas profissionais realizadas pelos homens e mulheres que a ele se dedicam, as quais se propõe investigar por meio das categorias cultura, trabalho e formação. Não se trata, portanto, da formação puramente acadêmica, mas daquela que resulta do trabalho como bem se pode verificar a partir do subtítulo do livro. Ou seja, que é fruto da tentativa diária dos docentes de promover a adequação entre os propósitos educativos que consideram adequados à formação de seus alunos e as legalidades objetivas no âmbito das quais tais propósitos podem, ou não, se concretizar.