Essas reflexões que aqui organizamos no formato de livro, expressam as percepções de pesquisadores da área de educação que se debruçaram sobre seus objetos no campo educacional provocados pelas políticas públicas em Educação no Brasil. Essas políticas seguem a lógica neoliberal e atendem especificamente a áreas consideradas prioritárias pelos organismos internacionais que têm na globalização, o cerne de suas definições. Entretanto, nós nos movimentamos neste complexo tabuleiro na tentativa de compreender tais políticas para resisti-las e no movimento dialético também afetá-las. Assim, as políticas públicas, enquanto área de pesquisa e de atuação profissional, reúnem por meio de seus vínculos e raios de abrangência possíveis, temáticas que podem parecer isoladas, entretanto, são na verdade elementos de uma cadeia de fenômenos entrelaçados. Os capítulos, frutos de pesquisas de mestrado e doutorado, foram erigidos a partir de objetos que foram tratados qualitativamente. Destacamos o processo formativo destes pesquisadores, que mais ou menos experientes, colaboram aqui com os produtos de suas pesquisas dividindo com os professores brasileiros um recorte das reflexões que os autores estabeleceram em seus processos formativos. Enquanto organizadores dessa obra, entendemos que não exaurimos aqui a temática das políticas públicas, posto que esta área de conhecimento dentro do campo complexo e entremeado de temáticas como o da pesquisa em educação, fica aqui a nossa pequena contribuição para que o leitor, com suas reflexões, possa ampliar as que aqui registramos.