Este livro está dirigido especificamente ao ensino. O texto começa dando ênfase aos fundamentos éticos da pessoa e prossegue aplicando-os aos campos social, econômico e da administração de empresas. A busca de uma base teórica segura para o curso conduziu os autores à Ética Clássica, uma linha de pensamento que perdura há 2.500 anos, desde Sócrates. O texto das duas primeiras Partes do livro percorre os fundamentos éticos que são comuns a todos os povos e culturas, e desenvolve o estudo das virtudes clássicas: prudência, justiça, fortaleza e temperança - as chamadas virtudes morais. A Parte III expõe os recentes mas já consagrados princípios da Ética Social: dignidade da pessoa, direito de propriedade, primazia do trabalho, primazia do bem comum, dever de solidariedade e princípio da subsidiariedade. Nas quatro últimas Partes, o texto contempla: - uma visão crítica dos sistemas macroeconômicos e das empresas; - as ferramentas formais de que dispõem as organizações para bem aplicar em seus ambientes os princípios éticos (os Códigos de Ética, as auditorias, a norma S.A. 8000 e outras); - o preparo do administrador e homem de negócios para suas frequentes e importantes questões de cunho ético. Por se tratar de obra didática, os capítulos compõem-se de um texto teórico seguido de: (a) questões para fixar conceitos; (b) breves leituras, selecionadas na literatura ética; (c) um caso ou tema, geralmente do âmbito empresarial, para debate. Livro-texto para as disciplinas de ÉTICA ou de DEONTOLOGIA PROFISSIONAL, do curso de Administração de Empresas e de Ciências Econômicas. Leitura complementar para cursos de aperfeiçoamento em áreas especializadas da empresa, como marketing, produção, finanças, RH. Texto utilizável também por instrutores de treinamento em comportamento ético nas empresas. Obra recomendada para executivos, gerentes e empresários.