OBJETIVO: O objetivo do PROHFON (Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas) é o de avaliar as habilidades metafonológicas, que são preditoras da aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por 12 provas (silábicas, fonêmicas e supra-segmentais), as quais utilizam figuras a fim de evitar sobrecarga de memória. INDICAÇÃO E USO: o PROHFON pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção de escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional. Este protocolo é indicado para avaliar escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo possível classificar cada habilidade em "sob atenção" (habilidades a serem trabalhadas) e "esperado", de acordo com o ano escolar (aplicação coletiva e/ ou individual). Além disso, o PROHFON traz como diferencial estudos de casos e comparação para escolares com diagnósticos de Dislexia do Desenvolvimento e de Transtornos de Aprendizagem. MATERIAL: O PROHFON é composto por quatro cadernos: Manual de Instrução para Aplicação e Análise dos Resultados; Caderno de Aplicação Individual de dupla face (uma voltada para o Examinador com as instruções de aplicação e outra voltada para os escolares); Caderno de Aplicação (versão coletiva) e Caderno de Resposta (versão coletiva). A Folha de resposta (versão individual) e o Caderno de Resposta (versão coletiva) estão disponíveis para download no site: www.booktoy.com.br/conteudo-exclusivo.OBJETIVO: O objetivo do PROHFON (Protocolo de Avaliação das Habilidades Metafonológicas) é o de avaliar as habilidades metafonológicas, que são preditoras da aprendizagem da leitura e escrita. Este protocolo é composto por 12 provas (silábicas, fonêmicas e supra-segmentais), as quais utilizam figuras a fim de evitar sobrecarga de memória. INDICAÇÃO E USO: o PROHFON pode ser utilizado por fonoaudiólogos, fonoaudiólogos educacionais, pedagogos e psicopedagogos que atuam na avaliação e na intervenção de escolares com queixas de problemas de aprendizagem nos contextos clínico e educacional. Este protocolo é indicado para avaliar escolares do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, sendo possível classificar cada habilidade em sob atenção (habilidades a serem trabalhadas) e esperado, de acordo com o ano escolar (aplicação coletiva e/ ou individual)..