O autor é professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com pesquisas voltadas para a interface entre Psicologia e Educação e apresenta neste trabalho uma importante contribuição para auxiliar novos pesquisadores, pois no decorrer do livro observa-se sua preocupação em auxiliar na produção do conhecimento na área da Educação compreendendo desde a Grécia Antiga até a contemporaneidade. É destaque a sua preocupação metodológica e seu esforço em não trazer uma educação descolada de seus fundamentos históricos e filosóficos, quando a apresenta em seu sentido mais amplo, ou seja, a produção cultural da educação e não somente vinculada à instituição escolar. A Psicologia tem grandes contribuições para a educação e o autor mostra isso com muita clareza, não valorizando nem uma e nem outra área e sim mostrando as possibilidades das interfaces entre a Psicologia, a Educação e a Sociedade. As construções apresentadas são marcos importantes, pois são produtos com grande força teórica e com rigor científico suficiente para mostrar que não se trata de um pesquisador iniciante e sim de um jovem promissor. O leitor vai encontrar aqui a diversidade de objetos e possibilidades de utilizações em diversas disciplinas, mostrando a interdisciplinaridade que perpassa as produções do autor.