Apresentamos, nesta coletânea, um conjunto de textos escritos por professores de filosofia da educação que ministram essa disciplina no ensino superior e por pesquisadores em formação nessa área que, há algum tempo, têm-se preocupado em pensar as especificidades da Filosofia da Educação e seu papel no âmbito dos cursos de formação de professores. O nosso objetivo é oferecer, aos professores que atuam com esta disciplina e aos seus alunos, um possível percurso em História da Filosofia, privilegiando pensadores que, para nós, são fundamentais para refletir sobre aquilo que é específico do campo Filosofia da Educação, bem como sobre o sentido do filosofar na Educação, desde os antigos gregos até a contemporaneidade. Para isso, os nexos entre Filosofia e Educação serão demonstrados a partir de diferentes perspectivas e de temas contemporâneos, como os relativos à formação humana, ao papel do mestre e à infância, ressaltando a importância da Filosofia como prática reflexiva para pensá-los na Educação. Pensar a Filosofia da Educação, nesses termos, comporta em si uma reivindicação que se traduz na preocupação segundo a qual, no ensino de Filosofia, quer seja no ensino médio quer no ensino superior, é importante não só ensinar Filosofia ou História da Filosofia, mas é preciso ensinar a filosofar sobre e na prática educativa. Assim, acreditamos que tal intento possa introduzir os alunos desses níveis de ensino e, particularmente, dos cursos de formação de professores no domínio das idéias filosóficas e lhes assegurar a apropriação de uma linguagem que seja capaz de auxiliá-los na construção de conceitos e argumentos, possibilitando-lhes a sistematização e a significação de uma prática educativa que transponha o imediatamente dado.