Cesar Barreto é um mestre contemporâneo da fotografia brasileira. Fato conhecido de todos aqueles que têm acompanhado sua carreira nas últimas duas décadas e que o presente livro vem corroborar de modo inequívoco, conferindo a seu trabalho a merecida consagração da obra impressa. Rio Pictoresco evidencia sua filiação à ilustre linhagem dos grandes paisagistas cariocas, que celebraram a cidade-síntese do Brasil tanto pela fotografia quanto pela pintura, em particular ao fotógrafo oitocentista Marc Ferrez, referência que o próprio Cesar sempre se preocupou em enfatizar em entrevistas ou textos de sua autoria. Mais ainda, estudou a técnica do mestre e optou pelo uso de câmeras de grande formato muito semelhantes àquelas usadas pelos fotógrafos de fins do século XIX e início do século XX. Opção técnica que evidencia uma linha de ação sintonizada com a essência profunda da fotografia e de sua especificidade visual. Mas sem abrir mão das inovações propiciadas pela imagem digital. As vistas e os panoramas reunidos em Rio Pictoresco focalizam prioritariamente a orla marítima do Rio de Janeiro e de Niterói, mas contemplam também aspectos dos morros e montanhas do Maciço da Tijuca. As cidades se misturam e se combinam naquilo que têm de idêntico ou complementar: a topografia privilegiada exaltada em prosa e verso que parece ter nascido predestinada para servir de cenário fotográfico e locação cinematográfica e televisiva.