O presente trabalho pretende analisar o discurso religioso de membros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do campo de Abreu e Lima. Isto é, da igreja que é apontada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, como a que possui o maior número de membros, dentre as igrejas evangélicas, tanto em Pernambuco, quanto no Brasil. Tal interesse por este trabalho surgiu mediante a observação do investigador desta pesquisa que, em sua posição-sujeito de professor da rede pública de ensino, percebeu no discurso de seus alunos assembleianos a presença de muitos efeitos metafóricos, do tipo: - Ele é crente de fogo ou - Eu sou um vaso nas mãos de Deus, o que lhe despertou o interesse pela pesquisa em pauta. Assim, à luz da perspectiva teórica e dos procedimentos analíticos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), este trabalho objetiva mobilizar os conceitos de heterogeneidade discursiva, formações discursivas, memória discursiva e os efeitos de sentidos e metafóricos na análise de um corpus constituído pelo discurso religioso de seis sujeitos assembleianos, sendo quatro pastores e dois crentes. Para tal, assume os postulados teóricos defendidos pelos seus principais representantes, principalmente, por Pêcheux, na Europa e por Orlandi, Indursky, Brandão e Mussalim no Brasil. Nesse viés, a pesquisa apontou o surgimento de uma nova formação discursiva, a qual resolveu cognominar de: Formação Discursiva de crente assembleiano de interação com o mundo, pois ao contrário da Formação Discursiva precursora de crente da Assembleia de Deus, que negava quaisquer interações com o mundo, essa nova FD que está presente na comunidade assembleiana permite uma certa interação com o mundo, principalmente, no que se refere aos usos e costumes do crente da Assembleia de Deus.