Um grupo de pesquisa se faz empreendendo investigação, reflexão e divulgação, num movimento caracteristicamente coletivo. No cenário de colaboração e de parceria de pensares e inquietações, necessidades e premências é que este livro surge. Resultante da caminhada de professores que indagam o currículo e seus desdobramentos, com vistas a contribuir para a melhoria do fazer educativo. Esta obra, junto com as anteriores da Série Currículo: questões atuais, ajuda a sedimentar uma produção que se pretende sempre compartilhada, porque o grupo sabe que uma obra só se completa com a leitura do outro e, por isso, sua publicação é uma maneira de garantir a complementação dos dados e análises por meio do olhar daqueles que a lerem. Mais que a necessidade da divulgação do que se tem produzido, os professores que aqui mostram o resultado de suas pesquisas esperam ensejar, em seus leitores, a vontade de colaborar, pensar e agir para que a educação que fazemos se realize à luz do que se espera de uma educação com sentido de qualidade. Sejamos todos sujeitos de um modo reflexivo de agir, atentando para uma prática docente fundada na dialogicidade, no compromisso e na possibilidade de contribuir para a qualidade na educação. Que a leitura desta obra alimente esse caminho nem sempre fácil de ser professor, mas fértil quando revestido de cumplicidade e de cuidado com a própria ação de educar.