As inovações tecnológicas são importantes para o desempenho de professores e estudantes no processo pedagógico? Como professores e estudantes têm sido afetados pela necessidade de adotarem novas atitudes relacionadas ao aprendizado? Qualquer que seja a área educacional, é fundamental a compreensão de que o processo de ensino deve dar mais importância ao aprendizado do que a quem transmite o conhecimento. Quando consideramos a necessidade de um envolvimento mais significativo do corpo discente, para tornar as aulas um processo dinâmico, passamos a identificar as oportunidades didáticas para uma mudança bem-vinda. Entretanto, em termos práticos, podemos constatar que ainda não há, ou há pouco, aproveitamento adequado dos recursos pedagógicos que levem o aluno a uma efetiva participação na aula. Todo o conteúdo de Ensino de engenharia: técnicas para otimização das aulas reflete práticas e vivências de projetos e atitudes desenvolvidas, realizadas e avaliadas por professores e alunos. São técnicas e experiências já testadas e adaptadas, cujos resultados fizeram com que os estudantes descobrissem a importância do aprendizado colaborativo. Com o objetivo de se obter melhores resultados em relação à aprendizagem e ao aperfeiçoamento profissional, os autores produziram um conjunto de textos que atende a uma demanda latente entre os professores dos cursos de Engenharia - necessidade que tem aumentado numa área de ensino que prima pela busca de experiências inovadoras.