Este livro pretende discutir e reler os conceitos de ´interação´ e ´letramento´ escolar à luz vygotskiana e bakhtniana.. Ao termo ´interação´ têm sido atribuído sentidos vários em pesquisas cognitivas e sociais sobre construção da linguagem em instituição familiar e escola, em que ou o outro exerce o papel de provedor/facilitador ("andaime"), ou é origem/gênese do processo de aquisição/aprendizagem do conhecimento. O mesmo tem acontecido com o termo ´letramento´, ora interpretada como alfabetização na concepção ampla paulofreiriana de processo ou prática social, ora na concepção tradicional escolar de decifração de códigos. Como essas (e outras) concepções têm se refletido nas práticas e metodologias de ensino/aprendizagem escolares, muitas vezes, de maneira caótica, misturando perspectivas teóricas que se constituem como uma verdadeira "torre de babel" pedagógica, procuraremos deixar mais claros esses construtos, tentando entender/explicar/analisar/interpretar a sociogênese do letramento, como processo intersubjetivo e interdiscursivo de apropriação do conhecimento, essencialmente partilhado/colaborativo, segundo perspectivas sociogenética vygotskiana e enunciativo discursiva bakhtiniana.